Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Unidades de Pesquisa do MCTIC assinam manifesto contra o corte orçamentário na Capes

As Unidades de Pesquisa (UPs) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) manifestam sua surpresa e consternação com o anúncio da drástica redução do orçamento da CAPES para 2019, causando impactos imensuráveis à ciência brasileira.

A CAPES é uma das principais agências de fomento à pesquisa científica do país e tem importante contribuição para que a ciência brasileira tenha reconhecimento mundial. Sem estes recursos, o desenvolvimento científico e, consequentemente, o desenvolvimento econômico e social do Brasil sofrem um duro e irreversível comprometimento.

Entre os desdobramentos desta redução orçamentária, estão: a suspensão das bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado; a interrupção da formação dos profissionais da educação básica, com a suspensão dos programas de bolsas de iniciação à docência, à residência pedagógica e à formação de professores da educação básica; interrupção do funcionamento do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e dos mestrados profissionais do Programa de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica (ProEB); a interrupção dos programas de fomento da Capes com destino ao exterior, prejudicando a cooperação internacional. Além do retrocesso para a ciência brasileira, estes cortes atingem diretamente aproximadamente 500 mil pessoas.

 

Nós, diretores, apoiados por servidores, funcionários, pesquisadores em estágio de pós-doutorado e alunos das Unidades de Pesquisa do MCTIC, apelamos ao Ministro da Educação que reverta imediatamente este contingenciamento e conclamamos a toda a sociedade a juntar-se a nós na defesa da ciência e do desenvolvimento tecnológico do país, caminho fundamental para uma nação soberana e digna. 

 

Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas – CBPF

Centro de Tecnologia Mineral – CETEM

Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – CEMADEN

Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT

Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá – IDSM

Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA

Instituto Nacional da Mata Atlântica – INMA

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE

Instituto Nacional de Tecnologia – INT

Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST

Museu Paraense Emílio Goeldi – MPEG 

Observatório Nacional – ON

 

Fim do conteúdo da página