Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > INT captura imagem 3D na ExpoT&C
Início do conteúdo da página
Notícias

INT captura imagem 3D na ExpoT&C

Publicado: Quarta, 11 de Julho de 2018, 15h58

O ministro Gilberto Kassab tem sua imagem coletada por escâner 3D, na Expot&C. (Foto: Justo D'Avila/INT)
Inaugurando a 26ª ExpoT&C, em Maceió (AL), no dia 23 de julho, o ministro Gilberto Kassab teve sua imagem 3D capturada por um escâner tridimensional no espaço do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), localizado no eixo "Ciência e Tecnologia" do Pavilhão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. O escâner 3D faz parte de uma das atrações apresentadas pelo INT e mostra uma das bases para a criação de "avatares", ou modelos humanos digitais 3D, usados pela área de Desenho Industrial do Instituto no desenvolvimento de projetos de produtos e postos de trabalho, que consideram os fatores humanos em sua elaboração. Os visitantes que forem até a mostra também poderão ser escaneados e conhecer melhor a tecnologia de uso de cenários virtuais 3D.

No estande do INT, o diretor Fernando Rizzo recebeu o secretário-executivo do MCTIC, Elton Zacarias; a coordenadora-geral das Unidades de Pesquisa e Organizações Sociais, Isabela Sbampato; e o diretor do Observatório Nacional, João dos Anjos. (Foto: Justo D'Avila/INT)

A mostra de ciência, tecnologia e inovação ExpoT&C prosseguiu até 28 de julho, no campus da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), estando vinculada à 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada pela primeira vez em Maceió.

No espaço do INT, os visitantes também puderam conhecer projetos de design destinados a pessoas com mobilidade reduzida e saber mais sobre a certificação de produtos. A certificação de próteses mamárias tem despertado especial atenção e curiosidade dos visitantes, que tomam conhecimento do papel do Instituto na avaliação da conformidade deste produto, que passou a ser compulsória desde 2012. A apresentação também detalha a atuação do INT na certificação compulsória de produtos orgânicos e certificação voluntária de cachaça.

Reunião dos dirigentes

O diretor do INT, Fernando Rizzo, em primeiro plano, na Reunião dos dirigentes. Ao fundo, ao centro, o ministro Gilberto Kassab. (Foto: Justo D'Avila/INT)Ainda na manhã do primeiro dia, também na 70ª Reunião Anual da SBPC, aconteceu a reunião dos dirigentes de Unidades de Pesquisa e Agências do MCTIC coordenada pelo ministro Gilberto Kassab. O INT esteve representado no encontro pelo seu diretor, Fernando Rizzo.

 

Palestras

No espaço do MCTIC na 26ª ExpoT&C, funcionou um espaço para palestras abertas ao público durante toda a semana. 

Às 16h30 do primeiro dia, foi a vez do INT se apresentar. Os designers Denise Batista e José Luís Oliveira, bolsistas do Laboratório de Ergonomia, mostraram atividades desenvolvidas pela área de Desenho Industrial do Instituto. Já o engenheiro agrônomo Éricson Brito, bolsista da coordenação de Negócios do INT e auditor de Certificação de produtos orgânicos e cachaça pela Divisão de Certificação, abordou rapidamente as atribuições do Instituto enquanto Organismo Certificador de Produtos e mostrou exemplos dos produtos entre o público.

 Os designers José Luís e Denise Batista apresentam projetos desenvolvidos pela Divisão de Desenho Industrial do INT. (Foto: Justo D'Avila)  O auditor Éricson Brito mostra ao público, durante a palestra, alguns dos produtos certificados pelo INT. (Foto: Justo D'Avila)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página