Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Projeto Brasil-Alemanha de combustíveis alternativos para aviação faz reunião no INT
Início do conteúdo da página
Notícias

Projeto Brasil-Alemanha de combustíveis alternativos para aviação faz reunião no INT

Publicado: Segunda, 03 de Dezembro de 2018, 17h51

2018 12 03 proqr

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) promoveram no INT, na quinta-feira (29/11), o Workshop do ProQR (Projeto Combustíveis Alternativos sem Impactos Climáticos). O encontro reuniu representantes do MCTIC, GIZ, ANP, Anac, Aneel, Embraer, SAC, Gol, EPE, EQ-UFRJ, INT, Petrobras, CTGas-ER, Finep, BNDES, Hytron, Plural, RGB, SPR, Ubrabio, entre outras instituições.

O ProQR visa criar um modelo de referência internacional para a aplicação de combustíveis alternativos sintéticos no transporte aéreo, visando uma aviação mais sustentável e menos poluente. Para isso, incentiva iniciativas de instalação de plantas-piloto no País que produzam o querosene sintético, um eletrocombustível renovável.

Os processos de produção do combustível também não geram impactos climáticos, baseando-se em reações químicas de síntese a partir da combinação de energia elétrica renovável, gás carbônico (CO2) e água.

A reunião no INT foi coordenada pelo diretor-substituto do ProQR pelo MCTIC, Rafael Menezes, e pelo diretor do Projeto pela GIZ, Torsten Schwab. Durante as discussões foram apresentados ao comitê consultivo e parceiros os primeiros resultados de estudos no âmbito do Projeto: fontes de financiamento para plantas-piloto de eletrocombustíveis de aviação; dinâmica tecnológica e desafios regulatórios; e geração de gás de síntese a partir da glicerina oriunda da produção de biodiesel para produção de combustíveis de aviação.

Fim do conteúdo da página