Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > INT firma parceria com Maricá visando a criação de Parque Tecnológico
Início do conteúdo da página
Notícias

INT firma parceria com Maricá visando a criação de Parque Tecnológico

Publicado: Quarta, 05 de Dezembro de 2018, 14h46
imagem sem descrição.

A Prefeitura Municipal de Maricá e o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) assinaram ontem (04/12), na sede do INT, um protocolo de intenções que celebra a cooperação nas fases de estruturação, implantação e funcionamento de estrutura de apoio a ambiente de inovação, pesquisa, desenvolvimento e negócios, culminando com a implantação do Parque Tecnológico de Maricá.
Pelo município de Maricá, assinaram o documento o secretário de Desenvolvimento Econômico, Comércio e Petróleo, Alan Alves; o secretário de Ciência, Tecnologia e Comunicações, Sérgio Mesquita; e o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá S.A. (Codemar), José Orlando Dias. Pelo INT, assinou o diretor Fernando Rizzo.

“A iniciativa da Prefeitura de Maricá é muito oportuna, pois aproveita o aumento de receitas derivadas dos royalties do petróleo para alavancar o desenvolvimento econômico, tecnológico e social do município. Para o INT, esta parceria também representa uma oportunidade para contribuir em um projeto de grande significado para a região, além de permitir a expansão de atividades do Instituto em áreas relevantes cujo crescimento está impedido por limitação de espaço físico” –  avaliou o diretor do Instituto, Fernando Rizzo.

O INT e a Prefeitura de Maricá, juntamente com a Codemar, definirão o plano de trabalho detalhado com papéis e responsabilidades, planejamento de atividades e orçamento, prevendo o estabelecimento em Maricá de uma incubadora de negócios vinculados a tecnologias e inovações desenvolvidas pelo Instituto, além de laboratórios compartilhados para ensino, pesquisa, desenvolvimento e inovação. A iniciativa de consolidação do Parque Tecnológico de Maricá seguirá as normas definidas pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e pela International Association of Science Parks (IASP).

2018 12 04 assinatura parceria Marica equipe foto Justo DAvila

Também participaram da reunião pelo INT a vice-diretora Iêda Caminha; os coordenadores de Tecnologias Aplicadas, Marco Fraga, e de Gestão Tecnológica, Valéria Pimentel; além dos chefes das Divisões de Ensaios em Materiais e Produtos, Maurício Monteiro; de Energia, Fabrício Dantas; de Desenho Industrial, Márcio Oliveira; e do chefe-substituto da Divisão de Corrosão e Degradação, Javier Velasco. Pela Prefeitura de Maricá, estiveram presentes ainda o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Romário Galvão; o diretor de Desenvolvimento da Codemar, Carlos Guimarães; e o superintendente do Parque Tecnológico Codemar, Tiago Pessôa.

Fim do conteúdo da página