Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > INT apresentará trabalho no Congresso Olímpico Brasileiro
Início do conteúdo da página
Notícias

INT apresentará trabalho no Congresso Olímpico Brasileiro

Publicado: Segunda, 18 de Fevereiro de 2019, 10h25

Coleta de dados de atleta para a plataforma desenvolvida pelo INT, no CEMOV. (Foto: JLLamosa/INT)

Com o conhecimento e a tecnologia cada vez mais presentes na gestão dos esportes de alto rendimento, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) promoverá no dia 13 de abril deste ano, em São Paulo, a primeira edição do Congresso Olímpico Brasileiro. Atuante em pesquisas voltadas a melhorar a performance de atletas por meio do Centro de Estudos do Movimento (Cemov), o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), em parceria com o Instituto Mangueira do Futuro, apresentará um dentre os 20 trabalhos selecionados para serem expostos nesse Congresso.

Intitulado “Da base ao alto nível no basquete feminino: informação visual no lance livre”, o trabalho revela a aplicação de uma nova plataforma 3D que registra os deslocamentos, arremessos e até o movimento dos olhos das atletas. Os resultados apresentados fazem parte do projeto Desenvolvimento de Sistema interativo 3D aplicado ao Desporto Coletivo – ferramenta de formação e treinamento”, que desenvolve um sistema 3D interativo destinado à formação e ao treinamento de atletas. Tendo por base plataformas de videogame, associadas aos recursos laboratoriais do Cemov, a pesquisa tecnológica elegeu o basquete feminino para seu estudo piloto. A modalidade conta com tradição nas categorias de base do Instituto Mangueira do Futuro, parceiro do INT no Centro de Estudo do Movimento, instalado na Vila Olímpica da Mangueira.

O trabalho tem como autores a tecnologista Carla Guimarães, da Divisão de Desenho Industrial do INT (coordenadora do Cemov); os bolsistas do Programa de Capacitação Institucional (PCI/CNPq) do INT, Ana Paula Xavier e Cézar Oliveira; a técnica de basquete Elen Rosa Viana, do Instituto Mangueira do Futuro; e a pesquisadora de biomecânica Sônia Cavalcanti Corrêa (consultora do Cemov).

Fim do conteúdo da página