Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Inovação e Propriedade Intelectual são tema da Terça Tecnológica
Início do conteúdo da página
Notícias

Inovação e Propriedade Intelectual são tema da Terça Tecnológica

Publicado: Sexta, 26 de Abril de 2019, 10h04

Cartas Patentes relacionadas a projetos de pesquisa e desenvolvimento do INT. (Foto: Justo D'Avila/INT)No dia 26 de abril se comemora o Dia Mundial da Propriedade Intelectual. Instituída pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), a data visa promover a discussão sobre o papel da propriedade intelectual no incentivo à inovação e à criatividade.

Quem quiser saber mais sobre o tema terá uma boa oportunidade no evento gratuito Terças Tecnológicas, que o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) promove na próxima terça-feira (30/04), das 14h30 às 16h30, em seu auditório, próximo à Praça Mauá, no Rio de Janeiro. Palestras específicas sobre Gestão da Inovação, Marco Legal da Inovação e redação de patentes mostrarão ao público um panorama de aspectos atuais relacionados a pedidos de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade.

Chefe da Divisão de Inovação Tecnológica do INT, Paulo Chacon, abordará “Aspectos contributivos à Gestão da Inovação”, relacionando pontos teóricos do processo e modelos à gestão inovadora. Engenheiro químico com doutorado em Economia da Inovação, ele discutirá aspectos requeridos na gestão inovadora –  como ambiente, barreiras, ações de benchmarking  e referências do mercado –  úteis para quem deseja inovar.

Assessora em PI e contratos de transferência de tecnologia da Divisão de Inovação Tecnológica do INT, Gabriela Toledo falará sobre o Marco Legal da Inovação, estabelecido pela Lei nº 13.243/16 e regulamenta pelo Decreto nº_9.283/18. Advogada, mestre em Propriedade Intelectual e Inovação, ela apresentará uma visão geral sobre a participação das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) no processo de Inovação e apontará os avanços da legislação nesse tema a partir da publicação do novo marco.

A parte prática do pedido de patente será mostrada pelo engenheiro mecânico e advogado de patentes Ari Magalhães, sócio do escritório MNIP e autor do livro Manual de redação de patentes – um guia prático para uso de leigos e profissionais.  Ele concentrará sua apresentação em informações que o pesquisador precisa saber para redigir pedidos de proteção sobre seus inventos. Ari Magalhães ressalta que a cultura de patentear ideias, produtos e serviços ainda não está disseminada no Brasil.

O especialista considera o processo relativamente simples e mostrará as etapas da redação do pedido, que, de um modo geral, consiste em um descritivo (texto geral sobre a invenção, seus objetivos, aplicações, vantagens, diferenciais, alternativas e detalhes construtivos), um resumo, um quadro reivindicatório (contendo os limites da proteção) e desenhos. Ari Magalhães também dará dicas para identificar se a invenção é patenteável e sobre como acompanhar o processo administrativo do pedido de patente.

Serviço:

Terças Tecnológicas - 2019

Tema: Inovação e Propriedade Intelectual: Gestão, Marco Legal e redação de patentes

Palestrantes:

  • Paulo Chacon – chefe da Divisão de Inovação Tecnológica do INT (DINTE/INT)
  • Gabriela Toledo – assessora em PI e contratos da DINTE/INT
  • Ari Magalhães – especialista em Propriedade Intelectual do Escritório MNIP

Data: 26 de março

Horário: 14h30 às 16h30

Local: Auditório Fonseca Costa / Instituto Nacional de Tecnologia

           (Av. Venezuela, 82/4º andar - Praça Mauá - Rio de Janeiro)

Inscrições gratuitas: e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com nome completo e instituição.

Fim do conteúdo da página