Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Autismo e recursos tecnológicos para inclusão educacional e social
Início do conteúdo da página
Notícias

Ministro Marcos Pontes participa da 71ª SBPC e visita estande do INT

Publicado: Segunda, 29 de Julho de 2019, 18h03
Conversando com a diretora em exercício do INT, Iêda Caminha, o ministro Marcos Pontes conhece os projetos apresentados pelo Instituto, enquanto segura o tijolo feito de polímeros e resíduos de rocha, desenvolvido a partir da parceria com o CETEM. (Foto: Amanda Oliveira/INT)
Conversando com a diretora em exercício do INT, Iêda Caminha, o ministro Marcos Pontes conhece os projetos apresentados pelo Instituto, enquanto segura o tijolo feito de polímeros e resíduos de rocha, desenvolvido a partir da parceria com o CETEM. (Foto: Amanda Oliveira/INT)

Os últimos dias da 71ª Reunião Anual da SBPC, na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande (MS), foram marcados pela presença do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes. Na sexta-feira (26), pela manhã, o ministro apresentou uma conferência aberta no Teatro Glauce Rocha, no campus da UFMS. Em sua fala, Pontes declarou que tem buscado apoio no Congresso Nacional para ampliar o orçamento do MCTIC para 2020. Também destacou que há prioridade para honrar o pagamento das bolsas de pós-graduação do CNPq.

Diretores de Unidades de Pesquisa acompanham a fala do ministro Marcos Pontes. (Fotos: MCTIC) 2019 07 22 sbpc ministroieda e mail

 

 

 

 

 

 

 Ainda na sexta, no período da tarde, aconteceu a reunião do ministro com os dirigentes das unidades de pesquisa do Ministério. O INT esteve representado pela diretora em exercício, Iêda Caminha. Acompanhado pelo subsecretário de Unidades Vinculadas, Gerson Nogueira Machado de Oliveira; pelo secretário de Políticas para Formação e Ações Estratégicas, Marcelo Morales; e assessores, Marcos Pontes, reafirmou seu empenho em buscar o aumento de orçamento e honrar o compromisso com os bolsistas do CNPq. O ministro também apresentou o novo Manual da Marca do MCTIC, voltado ao uso do novo selo do Ministério e suas unidades, com orientações para aplicações em materiais impressos e digitais. Marcos Pontes abordou ainda a reestruturação do Ministério; o projeto Abre Portas, que pretende criar uma atividade de divulgação científica aos sábados, nas unidades de pesquisa; e a produção em andamento da nova Revista do MCTIC, que divulgará notícias sobre pesquisas e ações desenvolvidas no âmbito do Ministério.

O ministro observa a réplica do crânio de múmia egípcia do Museu Nacional, impresso a partir da tomografada de seu caixão, um dos poucos que permaneciam fechados em todo o mundo, e que se perdeu no incêndio do ano passado. (Foto: Amanda Oliveira/INT).

No sábado (27), último dia da Reunião da SBPC, Marcos Pontes percorreu a Avenida da Ciência, incluindo uma visita ao estande do INT. Recebido pela diretora em exercício, Iêda Caminha, o ministro pôde conhecer o trabalho de impressão 3D de peças do acervo do Museu Nacional, tecnologias assistivas (cadeira de rodas residencial e andador Shift), e novos produtos integrando resíduos de rochas ornamentais e polímeros.

 

2019 07 27 sbpc amanda oliveira 95 e mail

O ministro passou por todas as atividades, incluindo o laboratório com simulação de experimentos químicos. Na foto, ao lado do reitor da UFMS, Marcelo Augusto Turini, Marcos Pontes interage com os visitantes, vestindo o jaleco do INT.

 

 

 

Outros destaques da participação do INT

Na abertura da Avenida da Ciência, o secretário executivo do MCTIC, Julio Semeguini, visitou o estande do INT, acompanhado pelo secretário de Politicas de Pesquisa e Desenvolvimento, Marcelo Morales; pelo coordenador-geral de Popularização da Ciência do MCTIC, Ivo Leite; pelo presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Marcio de Miranda Santos, e pelo presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira.

 

2019 07 22 sbpc ayla foto mctic

Ainda no primeiro dia do evento, a pesquisadora Ayla Sant’Anna apresentou palestra na série “Diálogos com o MCTIC”, revelando informações do seu projeto “Rotas biotecnológicas para conversão da semente de açaí em energia e produtos com alto valor agregado”, apoiado pelo Instituto Serrapilheira. A pesquisa foi destaque também em matéria no site do MCTIC, e a pesquisadora concedeu ao vivo entrevista para a página do MCTIC no Facebook.

No dia 24/07, o estande do INT recebeu a visita da diretora do Departamento de Tecnologias para Programas de Desenvolvimento Sustentável e Sociais (DEPDS), Maria Cláudia Ferrari de Castro, e da coordenadora-geral de Tecnologias para Programas de Desenvolvimento Sustentável e Sociais, Sônia da Costa. As representantes do Ministério reafirmaram a intenção da Secretaria de Tecnologias Aplicadas, da qual a DEPDS faz parte, de promover a disseminação das tecnologias assistivas produzidas pelo INT e outras unidades do MCTIC.

Fim do conteúdo da página