Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Pesquisadoras do INT contam suas trajetórias a alunas da rede pública
Início do conteúdo da página
Notícias

Premiações marcam encerramento de encontro de iniciação científica e tecnológica no INT

Publicado: Sexta, 30 de Agosto de 2019, 17h53
imagem sem descrição.

Nesta sexta-feira (30/08), aconteceram a cerimônia de encerramento e premiação do 8º ENICIT – Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica do INT. Sediado no auditório do INT, o evento contou com palestras de convidados especiais e apresentações orais dos bolsistas dos programas institucionais de Iniciação Científica (PIBIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico (PIBITI) do CNPq, desenvolvidos no Instituto Nacional de Tecnologia (INT). Nessas apresentações, os estudantes revelam o resultado das suas colaborações com as pesquisas desenvolvidas pelo Instituto.

O encontro teve início segunda-feira (26), com a palestra "Filosofia da Ciência", proferida por Gilberto Domont, professor emérito do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fundador do Departamento de Bioquímica e da Pós-graduação em Bioquímica do IQ/UFRJ, Domont foi ele próprio bolsista de iniciação científica no INT, na década de 1960. 

No segundo dia, apresentaram-se os bolsistas PIBIC, que foram avaliados pelas professoras Márcia da Cunha Veloso (IQ/UFF) e Marilza Sampaio Aguilar (Faetec-RJ), e pela pesquisadora Marilza Corrêa Batista (Biomanguinhos/Fiocruz).

O terceiro dia do evento foi marcado pela presença do professor Francisco de Paula Nunes Sobrinho, coordenador geral do Núcleo de Pedagogia Institucional da UERJ, que proferiu uma palestra sobre a importância de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) bem realizado, orientando os bolsistas sobre como construir bem esse documento.  À tarde, o professor Edson  Watanabe do Programa de Engenharia Elétrica (PEE) da COPPE/UFRJ brindou a plateia com uma palestra bem humorada sobre ética e inovação no ambiente criativo.

O quarto dia do 8º ENICIT foi dedicado às apresentações dos bolsistas do Programa PIBITI. Eles foram avaliados pela banca composta pelos professores Paulo Jansen de Oliveira, do Instituto de Tecnologia (IT) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Eliana Flávia Camporese Servulo, da Escola de Química (EQ) da UFRJ; e Kátia Gomes de Lima Araújo da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal Fluminense (FF/UFF).

O último dia foi marcado pela entrega dos Prêmios de Iniciação Científica e Tecnológica, que este ano homenageou a professora emérita Eloisa Biasotto Mano, do Instituto de Macromoléculas da UFRJ, que leva o seu nome. Falecida no último dia 8 de junho, aos 94 anos, Eloisa Mano foi a primeira bolsista de pesquisa da antiga Área de Borracha (ARBO) do INT, que deu origem ao Laboratório de Tecnologia de Materiais Poliméricos (LAMAP), inserido na estrutura da atual Divisão de Processamento e Caracterização de Materiais do Instituto. Seu mérito científico foi enaltecido pelo professor Luis Claudio Mendes, do IMA/UFRJ, que trabalhou com a professora por quatro décadas. Emocionado, o professor ressaltou o fato da professora Eloisa ter iniciado sua carreira no INT e o apreço que ela tinha pela instituição.

A cerimônia de premiação contou ainda com a presença da coordenadora no INT dos Programas PIBIC/PIBITI-CNPq, Valéria Gonçalves Costa, e do diretor do INT, Fernando Rizzo, que destacou a importância dos programas para a capacitação de novos pesquisadores.

Esta 8ª edição do encontro premiou os bolsistas PIBIT  Anderson Wang (DIEMP), Bruna de Souza (DICAP) e Felipe Amaral (DICAP); e os bolsistas PIBIC Lucas de Oliveira (DIQAN), Giulia Sadala (DIEMP) e Renan Baltar (DIEAP).

 

Fim do conteúdo da página