Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Notícias

Biodiesel Week tem webinar com pesquisador do INT

Publicado: Sexta, 07 de Agosto de 2020, 11h04

De 10 a 14/08, Biodiesel Week traz série de Webinars de questões atuais do setor

Celebrando o Dia Internacional do Biodiesel, comemorado no dia 10 de agosto, a Ubrabio e a Embrapa Agroenergia promovem, na semana de 10 a 14 de agosto de 2020, a primeira Biodiesel Week. O evento, totalmente online, reúne empresários, agentes públicos, jornalistas e pesquisadores para abordar diferentes aspectos do mercado de biodiesel no Brasil e no mundo.

Serão oito webinars, totalizando cerca de 15 horas de apresentações e debates sobre diferentes questões em evidência atualmente no setor. A transmissão acontecerá ao vivo no canal da Ubrabio no YouTube, sem necessidade de inscrição prévia.  Mas também é possível se inscrever para participar nas salas virtuais do evento e receber certificado, conforme detalhado na programação abaixo.

2020 08 12 Biodiesel Week WebinarQualidadeO Instituto Nacional de Tecnologia (INT) estará representado no evento com a palestra do pesquisador Eduardo Cavalcanti, do Laboratório de Corrosão e Proteção (Lacor), no Webinar Qualidade do Biodiesel, que acontecerá quarta-feira (12/08), às 17h. Ele falará sobre os estudos de armazenamento que conduz no INT e sobre as tecnologias de aditivos antioxidantes hoje presentes no biodiesel comercializado no Brasil, além de novas formulações em desenvolvimento para atender as novas demandas. Cavalcanti abordará também os estudo de decaimento da estabilidade oxidativa ao longo do tempo de estocagem e das formas de mitigação consideradas de vital importância para preservar a qualidade do biodiesel em toda a cadeia de comercialização, distribuição e uso (desde a usina produtora até sua queima no motor).

 

Biodiesel week 2020

Programação e inscrições

Para participar via Zoom e receber certificado emitido pela Embrapa e Ubrabio, com carga horária de 15 horas, é requisito da participação em no mínimo seis webinars. Neste caso, as inscrições devem ser feitas até hoje (7/08), preenchendo os formulários disponíveis nos links indicados junto ao título de cada webinar. Em seguida, deve ser enviado um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. informando o interesse pelo certificado, para ser feito o controle de presença.

Segunda-feira (10/08)

9h30 - Abertura,  

Participantes: Dirceu Amorelli (diretor-geral substituto da ANP); Juan Diego Ferrés (presidente da Ubrabio); Alexandre Alonso (chefe-geral da Embrapa Agroenergia); Jerônimo Goergen (deputado federal - PP/RS); Arnaldo Jardim (dep. federal-Cidadania/SP)*. Moderador: Donizete Tokarski (Ubrabio).

10h - Webinar Biodiesel no Brasil e no mundo Inscrição (abertura e webinar) 

Representantes da indústria de biodiesel em diferentes países compartilham  experiências, promovendo o diálogo sobre políticas públicas e desenvolvimento do setor.

Participantes: Renato Godinho (MRE), Marcos Salgueiro (Evonik), Don Scott (National Biodiesel Board/EUA), Anabela Antunes (Prio Energy/Portugal)* e convidado da Indonésia*. (*a confirmar) .

Moderadores: Donizete Tokarski (Ubrabio) e Donato Aranda (UFRJ/Ubrabio).

Terça-feira (11/08)

10h - Webinar Leilões de Biodiesel > Inscrição 

Panorama sobre o funcionamento dos leilões de biodiesel e discussão sobre seu futuro, hoje em pauta no Ministério de Minas e Energia.

Participantes: José Mauro Coelho (Secretário de Petróleo, Gás e Biocombustíveis do MME), Miguel Angelo Vedana (BiodieselBR), Sandro Barreto (Petrobras). 

Moderador: Marcos Boff (Ubrabio/Oleoplan)

17h - Webinar Novas Matérias-Primas para o Biodiesel Inscrição 

Pesquisadores apresentam estudos e tendências para diversificação de matérias-primas usadas na produção de biodiesel, aproveitando a biodiversidade brasileira.

Participantes: Bruno Laviola (Embrapa); Roberto Derner (UFSC); Juliana Espada Lichston (UFRN).  Moderadores: Rafael Menezes (MCTI) e Romulo Morandin (Biopar).

 

Quarta-feira (12/08)

10h - Webinar RenovaBio: Elegibilidade e rastreabilidade da soja e milho > Inscrição

Discussão sobre aperfeiçoamentos para a Política Nacional de Biocombustíveis, de modo a reconhecer a sustentabilidade da produção agrícola e permitir maior participação da soja e do milho, entre outras matérias-primas, na RenovaCalc, a calculadora do RenovaBio.

Participantes: Antin Bianchini (Ubrabio/Bianchini), Guilherme Nolasco (Unem), Felipe Bottini (Green Domus), Alexandre Alonso (Embrapa Agroenergia), Miguel Ivan Lacerda (MME). Moderadora: Hilda Pereira (Potencial Biodiesel)

17h - Webinar Qualidade do Biodiesel >  Inscrição

Especialistas em qualidade abordam os trabalhos desenvolvidos ao longo de mais de uma década de uso deste biocombustível no Brasil. Hoje, o biodiesel brasileiro possui uma das especificações mais rigorosas do mundo.

Participantes: Fábio Vinhado (CPT/ANP), Paulo Suarez (UnB) e Eduardo Cavalcanti (INT). Moderador: Sergio Beltrão (Ubrabio).


Quinta-feira (13/08)

10h - Webinar Biocombustíveis avançados: tecnologia e regulamentação > Inscrição

Diálogo entre setor produtivo, governo e academia acerca dos desafios e oportunidades para que o HVO (diesel verde) e os biocombustíveis de aviação se tornem uma realidade no Brasil.

Participantes: Carlos Orlando Enrique da Silva (ANP), Amanda Gondim (RBQAV), Christian Wahnfried (Bosch), Pedro Scorza (Ubrabio/Gol Linhas Aéreas) e Donato Aranda (UFRJ/Ubrabio). Moderador: Gonçalo Pereira (Unicamp)

17h - Webinar Selo Social > Inscrição

Desafios para inclusão da agricultura familiar na cadeia produtiva do biodiesel. O Selo Combustível Social incentiva a aquisição de matéria-prima da agricultura familiar pelos produtores de biodiesel, sendo um dos pilares do Programa de Produção e Uso do Biodiesel. Entretanto, ainda existem desafios para incluir o Norte e Nordeste, de forma mais efetiva.

Participantes: Marco Pavarino (MAPA), Rodolfo Soffiatti (Brejeiro), Edna Carmelio (ELO de Valores), Antonino Cardozo (Unicafes) e Sergio Feltraco (OCB). 

Moderadores: Matheus Boratto (Agmaac Soluções) e Gildo Barnes (Oleoplan).


Sexta-feira (14/08)

10h - Palestra Magna com Juan Diego Ferrés, presidente da Ubrabio > Inscrição

Abordará como o setor de biodiesel pode contribuir com a recuperação econômica pós-pandemia, em bases sustentáveis. Ferrés defende a estruturação de uma política de equalização para o complexo soja que estimule a agregação de valor no país e o fortalecimento da indústria brasileira.

Debatedores: Enrico Misasi (deputado federal PV-SP), Denise Luna (Repórter do Broadcast Energia) e Cidinho Santos (ex-senador PL-MT).

Fim do conteúdo da página
Usamos cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.