Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Notícias

CENANO participa de eventos estratégicos do SisNANO

Publicado: Sexta, 23 de Outubro de 2020, 17h26

O mês de outubro trouxe uma intensa programação de eventos para o Centro deNanotecnologia para Materiais e Catálise (CENANO) do INT

2º Encontro do GT em Nanotecnologia e Ciência dos Materiais dos BRICS

CENANO Encontro BRICS 2020

Ainda nos dias 1º e 2/10, o CENANO participou do 2º Encontro do Grupo de Trabalho em Nanotecnologia e Ciência dos Materiais do BRICS (BRICS Working Group of Material Science and Nanotechnologies).

Realizado por videoconferência, o Encontro foi organizado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia da Índia e contou com representantes do governo e da academia da Rússia, China, África do Sul e Brasil.

Liderada pelo MCTI e conduzida pelo coordenador-geral de Tecnologias Habilitadoras, Felipe Bellucci, a delegação brasileira contou com participação do secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, Paulo Alvim; do diretor do Departamento de Tecnologias Estruturantes, Eduardo Soriano; e do coordenador-geral de Cooperação Multilateral da Assessoria Internacional, Carlos Matsumoto.

Compuseram ainda a delegação brasileira, representantes das seguintes instituições de pesquisa associadas ao Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologia (SisNANO-MCTI): Instituto Nacional de Tecnologia (CENANO/INT), Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (LNNano/CNPEM), Universidade Federal de Santa Catarina (LINDEN/UFSC), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (LSCN/IFAM) e Universidade Federal de Uberlândia (NANOS/UFU).

O grupo deu continuidade às discussões sobre as iniciativas propostas no Plano de Trabalho de Ciência, Tecnologia e Inovação dos BRICS (2019-2022), tendo como pauta principal a conclusão do texto dos Termos de Referência (TdR) do Grupo de Trabalho e da proposta de criação de um Centro Virtual de Ciência de Materiais e Nanotecnologia do BRICS. Segundo o secretário Paulo Alvim, o encontro contribui para acelerar a incorporação dos materiais avançados e das nanotecnologias no sistema produtivo brasileiro e fundamentar o crescimento econômico nacional, visto que este grupo de países concentra mais de 20% do Produto Interno Bruto mundial.

 

Workshop marca articulação entre laboratórios que compõem o SisNANO 2.0

CENANO Workshop SisNano Fabiana

Na última quarta-feira (21), aconteceu o 1º Workshop Virtual do Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias (SisNANO 2.0). O evento reuniu os 23 laboratórios integrantes da segunda fase do SisNANO (2019-2023), que abrange oito Laboratórios Estratégicos, 12 Laboratórios Associados e três Parceiros Estratégicos, todos com caráter multiusuário e acesso aberto a instituições públicas e privadas, mediante submissão de propostas de projetos de PD&I ou requisição de serviços.

A abertura da reunião coube também ao coordenador-geral de Tecnologias Habilitadoras do MCTI, Felipe Bellucci. Em seguida, se apresentaram a equipe dessa Coordenação-Geral e os coordenadores dos Laboratórios integrantes do SisNANO 2.0.

O CENANO/INT, que atua como Laboratório Estratégico desde a primeira fase de credenciamento do SisNano, foi apresentado pela sua coordenadora Fabiana Magalhães Teixeira Mendes, da Divisão de Catálise, Biocatálise e Processos Químicos (DICAP).  

O Workshop discutiu ações de articulação e acompanhamento das atividades do SisNANO. Também foi anunciada, durante o encontro, a Chamada Finep-MCTI – Materias Avançados, que reservou R$ 10 milhões para apoio à contratação de novas metas ambiciosas e desafiadoras para Programas e Projetos de P,D&I consolidados, com foco nas ICTs.

Fim do conteúdo da página
Usamos cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.