Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Notícias

Ciência de Dados no Basquete é tema do INT na Semana Nacional de C&T

Publicado: Quinta, 15 de Outubro de 2020, 19h40
O INT apresenta o vídeo "Ciência de Dados no Basquete", às 14h deste domingo, dia de abertura da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
imagem sem descrição.

Paulinha, uma estudante de 10 anos, conversa com pesquisadores do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e com a técnica de basquete feminino do Instituto Mangueira do Futuro. Com informações sobre um projeto desenvolvido por eles, que arquiva dados de medidas e movimentos de atletas profissionais de alto nível para analisar e aprimorar a técnica das jogadoras de base, ela vai aprendendo sobre o uso da Ciência de Dados no esporte e alguns dos seus conceitos básicos. Essa é a história do vídeo Ciência de Dados no Basquete, que marca a participação do INT no primeiro dia de atividades da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), neste domingo (18/10), às 14h.

O registro desse bate-papo, voltado para o público infanto-juvenil, foi idealizado pela pesquisadora Andréa Carvalho, engenheira de produção com doutorado e tecnologista da área de Engenharias de Avaliações e de Produção do INT, e produzido pela área de Comunicação do Instituto. O vídeo conta com a participação da própria Andréa e da pesquisadora Carla Guimarães, educadora física, doutora em Engenharia de Produção, tecnologista da área de Design de Produtos do INT, que desenvolve o projeto de estudo do movimento de atletas em parceria com o Instituto Mangueira do Futuro, localizado na Vila Olímpica da Mangueira. Pela Mangueira, participa a educadora física Elen Rosa, técnica das equipes de base do basquete feminino, tradicionais por gerarem atletas de alto nível para a Seleção Brasileira do esporte. Completando o time, o engenheiro de produção Renan Baltar, cientista de dados que integra o projeto pelo INT, participa da conversa explicando a parte mais específica da Ciência de Dados.

Voltado ao desenvolvimento das atletas, o modelo computacional usado no projeto se baseia no arquivo de características biomecânicas de atletas de basquete de alto nível. O trabalho ilustra o uso de métodos de aprendizado de máquina (machine learning/statistical learning), que torna a ferramenta de treino cada vez mais eficiente à medida que novos dados são inseridos. Essa pode ser considerada uma vertente da Inteligência Artificial (IA), que é o tema da 17ª SNCT, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em conjunto com a primeira edição do Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações.

O vídeo será transmitido no canal do MCTI no Youtube.

Fim do conteúdo da página
Usamos cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.