Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Notícias

INT adere à Agenda Ambiental da Administração Pública

Publicado: Segunda, 09 de Março de 2020, 16h56
Integrantes da Comissão de Sustentabilidade do INT acompanham o diretor Fernando Rizzo no ato de assinatura do termo de adesão à A3P. (Foto: Justo D'Avila/INT)
Integrantes da Comissão de Sustentabilidade do INT acompanham o diretor Fernando Rizzo no ato de assinatura do termo de adesão à A3P. (Foto: Justo D'Avila/INT)

O Instituto Nacional de Tecnologia (INT) firmou sua adesão à Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P). O termo de adesão foi assinado pelo ministro de Meio Ambiente, Ricardo Salles, no dia 2 de fevereiro, e pelo diretor do INT, Fernando Rizzo, em 14 de fevereiro. A adesão do INT à A3P foi publicada no Diário Oficial da União no último dia 4 de março.

A adesão do INT à A3P foi viabilizada a partir de um plano de trabalho, estruturado pela Comissão de Sustentabilidade do INT, em novembro de 2019. O plano foi elaborado à partir da  capacitação realizada durante o Seminário A3P e PLS: Da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) e do Plano de Logística Sustentável (PLS) à Prática, sediado em agosto pelo Instituto, com participação do representante do Ministério do Meio Ambiente, Henrique Saule.


O Programa A3P

A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) foi concebida em 1999, inspirando dois anos depois a criação do Programa A3P do Ministério do Meio Ambiente, que visa estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade.

Os principais objetivos do Programa A3P são: sensibilizar os gestores públicos para as questões socioambientais; reduzir o impacto socioambiental negativo decorrente das atividades públicas; e contribuir para a melhoria da qualidade de vida do servidor.

A proposta da A3P é criar uma cultura de responsabilidade socioambiental na administração pública e, para tanto, estrutura-se em seis Eixos Temáticos prioritários fundamentados pela política dos 5 R’s: Repensar, Reduzir, Reaproveitar, Reciclar e Recusar o consumo de produtos que gerem impactos socioambientais negativos.

O Programa A3P é sistematizado em seis eixos temáticos: Uso racional dos recursos naturais e bens públicos; Qualidade de vida no ambiente de trabalho; Sensibilização e capacitação dos servidores para a sustentabilidade; Compras públicas sustentáveis; Construções sustentáveis; e Gestão adequada de resíduos gerados.

A adoção da A3P demonstra a preocupação do órgão em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente.

Fim do conteúdo da página