Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Notícias

Redes de Sustentabilidade aprimoram gestão pública em todo o país

Publicado: Segunda, 28 de Setembro de 2020, 23h32

O Brasil possui 17 Redes de Sustentabilidade agregando órgãos públicos, ao todo 163, espalhados por todas as regiões do País. Consolidado nos últimos dez anos, o surgimento e expansão dessas redes representa uma importante mudança não só para o meio ambiente como para a economia e sociedade. Esta percepção fica mais clara quando se considera o poder das compras públicas, que hoje representa 20,3% do PIB brasileiro.

“Quando usamos esse poder de compra estatal para promover o desenvolvimento sustentável, economizar recursos públicos e fomentar mercados de produtos mais duráveis e seguros, estamos também estabelecendo políticas públicas e promovendo uma mudança social” assegura Gisele Doetzer, coordenadora da Rede Sustenta Paraná. Idealizadora desta mesma rede e de outras no âmbito da gestão pública, Fabiane Bessa, destaca a possibilidade de uma redução real de gastos, que deriva da sinergia e mudança de escala obtidas por meio de ações conjuntas entre os integrantes dessas redes.

As duas servidoras paranaenses ministram a próxima edição do evento Quintas Sustentáveis Webinars, nesta quinta-feira (01/10), às 16h, com o tema Redes de Sustentabilidade: Desafios e oportunidades das ações compartilhadas. Promovido pela Comissão de Sustentabilidade do  Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e pela Rede de Sustentabilidade ReciclaPorto Rio, o Webinar é veiculado ao vivo nos canais Youtube.com/INTcomunica e facebook.com/int.gov.

Juntas também na coordenação do livro Gestão Pública Brasileira: inovação sustentável em Redes, a ser lançado ainda este ano, Gisele Doetzer e Fabiane Bessa irão apresentar um panorama geral sobre redes de sustentabilidade, seu conceito, o mapa das 17 redes existentes no Brasil e suas atuações, desafios e oportunidades. Relatarão também o caso da Rede Sustenta Paraná, que tem se concretizado na promoção do desenvolvimento sustentável no estado a partir de uma rede de governança envolvendo órgãos públicos da administração direta e indireta das três esferas de governo e dos três Poderes.

Gisele  Duarte Doetzer possui mestrado em Logística pela Universidade de Reutlingen (Alemanha) validado pela USP e é pós-graduada em Sustentabilidade e Políticas Públicas.

Atualmente ela é presidente do Núcleo de Sustentabilidade da Superintendência Regional Paraná do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT- SR/PR), onde também foi precursora do tema, e coordena a Rede Sustenta Paraná.

 

Fabiane Bessa é mestre e doutora em Direito pela Universidade Federal do Paraná, e especialista em Economia Social pela Universidade de Coimbra. Propositora em 2016 das Redes Sustenta Paraná e da Rede de Desenvolvimento de Pessoas da Administração Pública no Paraná, é professora licenciada de Pós-Graduação Stricto Sensu da PUC-PR. Atuou como consultora e instrutora do Instituto Ethos/Uniethos e Instituto Akatu e foi procuradora da Fazenda Nacional e Diretora da ESAF/PR.

Serviço

Quintas Sustentáveis Webinars

Data: 1º de outubro – Quinta-feira

Horário: 16h

Tema: Redes de Sustentabilidade: Desafios e oportunidades das ações compartilhadas Palestrantes: Gisele Duarte Doetzer – DINT/PR e coordenadora da Rede Sustenta Paraná

Fabiane Besser – doutora em Direito e propositora de Redes na Gestão Pública

Mediação: Maria Carolina Santos – Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTI)

Organização: Instituto Nacional de Tecnologia (INT) em parceria com a Rede Sustentabilidade ReciclaPorto Rio e a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P/MMA)

Acesso: www.youtube.com/user/INTcomunica e http://facebook.com/int.gov

Fim do conteúdo da página
Usamos cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.