Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Notícias

Ministro Marcos Pontes conhece projetos de tecnologias assistivas do INT

Publicado: Segunda, 21 de Outubro de 2019, 19h48

Nesta terça-feira (22), na exposição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília, o ministro Marcos Pontes visitou o espaço da Secretaria de Tecnologias Aplicadas (SETAP) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, onde estão reunidos projetos de tecnologia assistiva selecionados pelo Departamento de Tecnologias para Programas de Desenvolvimento Sustentável e Sociais (DEPDS). Na oportunidade, o ministro conheceu projetos relacionados a tecnologias assistivas desenvolvidos pela área de Desenho Industrial do Instituto Nacional de Tecnologia.

2019 10 22 semana nacional foto justo davila 91web quadrada

Na foto a tecnologista Carla Guimarães demonstra para o ministro o sistema de mapeamento de pressão de assento, usado como parâmetro no desenvolvimento de tecnologias para esportes paralímpicos e de uma plataforma para cuidadores de idosos.

2019 10 22 semana nacional foto justo davila 84web

O ministro conheceu o histórico de projetos do INT nesta área e foi apresentado a tecnologias assistivas educacionais e de comunicação voltadas para a inclusão e autonomia de pessoas com deficiência. Entre os protótipos de produtos inovadores, Marcos Pontes observou ainda o andador Shift – projetado para auxiliar a caminhada de pessoas com limitações de mobilidade, favorecendo a ação de se levantarem para usá-lo ou sentarem-se sozinhas e com segurança – e uma maquete de cadeira de rodas residencial, que tem dimensões reduzidas para transpor os espaços estreitos do ambiente doméstico e aro de propulsão deslocado, que reduz o trabalho mecânico do usuário. Também visualizou uma prótese de pé impressa em 3D com metamateriais: conjuntos de estruturas desenhadas que formam uma malha mais leve e resistente.

2019 10 22 semana nacional ministro foto justo davila 7 WEB

Em seguida, Marcos Pontes passou pelo estande do Instituto Nacional de Tecnologia, onde estão expostos os trabalhos dos laboratórios de Biocatálise, de Biotecnologia de Microalgas do INT e de Processamento e Caracterização de Materiais.

A 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia vai até domingo, no Pavilhão do Parque Municipal de Brasília, funcionando das 9h às 20h, com entrada gratuita.

 

Fim do conteúdo da página
Usamos cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.