Processamento e Caracterização de Materiais
A Divisão de Processamento e Caracterização de Materiais (DIPCM) atua majoritariamente em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação aplicados aos setores de saúde, automotivo, óleo e gás, petroquímico e construção civil, contando com o apoio das principais agências de fomento do país e também de empresas de diversos portes.
As principais linhas de atuação são: Compósitos e nanocompósitos poliméricos; Membranas e meios porosos; Reciclagem/reaproveitamento de resíduos naturais, industriais e pós-consumidos; Biopolímeros; Liberação controlada de drogas; Titânio e suas ligas para implantes ortopédicos e odontológicos; Biocerâmicas para regeneração óssea; e Cerâmicas para aplicações tecnológicas.
Para o rápido desenvolvimento de novos materiais e tecnologias é prática corrente a parceria e a atuação em rede com outras instituições de pesquisa nacionais e internacionais. A experiência e o conhecimento acumulados pelos profissionais da DPCM, bem como a sua infraestrutura laboratorial alavancaram nos últimos anos a produção científico-tecnológica, que conta com patentes nacionais e internacionais, artigos publicados em periódicos indexados e anais de congresso, além da orientação de bolsistas de pós-doutorado e co-orientação de dissertações de mestrado e teses de doutorado.
No cenário atual a DPCM tem dedicado esforços às questões ligadas à sustentabilidade, preservação do meio ambiente, saúde e bem estar da população, além do apoio a setores industriais para o desenvolvimento/aperfeiçoamento de produtos nacionais.
A divisão possui dois laboratórios:
- Laboratório de Tecnologia de Materiais Poliméricos (LAMAP)
- Laboratório de Tecnologia de Pós (LATEP)
CONTATO
Redes Sociais