Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Notícias

INT lança marca comemorativa dos seus 100 anos

Publicado: Quinta, 28 de Janeiro de 2021, 17h00
imagem sem descrição.

Criado em 28 de dezembro de 1921, o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) passa a utilizar a marca comemorativa do seu centenário, que foi oficializada por meio de portaria interna do dia 27 de janeiro, passando a constar em todos os comunicados e divulgações relacionadas ao Instituto. A marca inaugura também a série de iniciativas e eventos comemorativos do centenário desta unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) sediada no Rio de Janeiro.

Elaborada pela Divisão de Comunicação do INT, com assinatura do designer Nelson Peres, a logomarca incorpora à representação gráfica tradicional da sigla do Instituto o elemento dos 100 anos com referência ao símbolo do infinito, construído em proporção áurea: uma razão entre as formas que se repete nas artes, no design, na arquitetura e especialmente nas ciências da natureza, na geometria dos cristais e fractais, organização dos ossos, na disposição de pétalas das flores, na formação das colmeias, nas composições químicas e até nas moléculas de DNA.

O conceito por trás disso, além da elegância da proporção aplicada desde a antiga Grécia, aponta para a união, os ciclos, a evolução contínua, a recriação e a transformação: que são movimentos constantes na história de um Instituto de pesquisas que desde a sua criação se volta para a inovação e o desenvolvimento de novas tecnologias estratégicas para o Brasil.

Unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o INT é pioneiro em várias tecnologias decisivas, como o uso do álcool combustível em automóveis, o desenvolvimento de biocombustíveis e outros processos renováveis; desenvolvimento de novos materiais e desenho industrial, iniciando, por exemplo, há 20 anos o uso da impressão 3D no Brasil. O Instituto também esteve presente em episódios importantes para viabilizar o uso de matérias-primas nacionais, como a caracterização do carvão e comprovação da existência do petróleo no País, e deu origem a outras instituições importantes do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia, como a ABNT e o Inmetro.

O infinito disposto na logomarca dos 100 anos indica, para além da data passada, o movimento de estar conectado ao futuro. Em 2020, o INT aprovou uma nova estrutura organizacional, que reforçou o sentido da transversalidade necessária ao desenvolvimento de projetos tecnológicos multidisciplinares e à incorporação de novas competências baseadas na transformação digital. Além disso, o Instituto é a única unidade de pesquisa do MCTI que atua como Unidade Embrapii, apoiando as empresas no desenvolvimento de produtos e processos inovadores em Tecnologia Química Industrial.

    · Para baixar a logomarca comemorativa dos 100 anos do INT, acesse aqui.

Fim do conteúdo da página
Usamos cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.