Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Notícias

INT participa do encontro de dirigentes das Unidades Vinculadas ao MCTI

Publicado: Segunda, 08 de Fevereiro de 2021, 15h49

O secretário executivo Leonidas Araújo Jr. (de máscara) e o subsecretário das Unidades Vinculadas, Darcton Damião, conduzem a reunião, com a participação virtual do ministro Marcos Pontes e dirigentes das Unidades Vinculadas. (Foto: MCTI)

Entre os dias 1º e 4 de fevereiro, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) realizou, de modo virtual, o Encontro com Presidentes e Diretores das Unidades Vinculadas ao MCTI – 2021. Agregando os dirigentes das 27 unidades vinculadas ao ministério, o encontro serviu para o alinhamento de metas, além de apresentar projetos e discutir perspectivas e dificuldades para este ano. O Instituto Nacional de Tecnologia (INT) esteve representado pela sua diretora, Iêda Caminha – que participou de todo o evento e apresentou resultados e projetos de destaque em curso no INT –, e pela diretora substituta, Marcia Oliveira.

Na abertura do encontro, o ministro Marcos Pontes ressaltou a importância da união e do alinhamento do trabalho entre as unidades do MCTI. Segundo ele, o ministério enfrenta desafios com a redução orçamentária, mas ainda conta com a possibilidade de liberação de recursos por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). O ministro também destacou o papel da ciência, tecnologia e inovação no enfrentamento da pandemia e a competência das unidades vinculadas, que considerou essencial para ajudar o país neste momento.

A reunião foi conduzida pelo subsecretário de Unidades Vinculadas do MCTI, Darcton Damião, e contou com palestras dos secretários de Pesquisa e Formação Científica (SEFEP), Empreendedorismo e Inovação (SEMPI), Estrutura Financeira e de Projetos (SEFIP) e Articulação e Promoção da Ciência (SEAPC). Juntamente com representantes de diversas assessorias do ministério, eles apresentaram iniciativas das suas áreas e indicaram oportunidades para captação de recursos.

Cada um dos diretores e presidentes das Unidades Vinculadas também apresentou realizações, projetos e expectativas de suas unidades de pesquisa. Um ponto comum entre as apresentações foi a preocupação com a redução contínua do número de servidores e com os cortes orçamentários.

A diretora do INT, Iêda Caminha, realizou sua apresentação no dia 2/02, às 15h40. Ela destacou as ações, projetos e programas deste, que, dentre as UP’s do MCTI, é o único Instituto politécnico e o único a atuar como Unidade Embrapii, tendo por característica a proximidade com o setor produtivo, no apoio à inovação de produtos e processos e aumento da competitividade. A diretora também registrou a abertura do ano comemorativo dos 100 anos do INT e convidou a todos para o primeiro evento oficial deste calendário: a Reunião Anual de Avaliação de Resultados (RAAR), que acontece nesta terça e quarta-feira (9 e 10/02).

(Com informações do MCTI)

Fim do conteúdo da página
Usamos cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.